Música

Versos Marcantes de Músicas que Todo Mundo Já Cantou

Se existe algo que une brasileiros de todas as idades, classes sociais e gostos musicais, é aquele momento mágico em que, do nada, brota da boca de todo mundo um verso marcante de uma música famosa. Não importa se você tem a voz de um rouxinol ou do Pato Donald gripado: quando toca aquela canção que fez (ou faz!) todo mundo cantar junto, é impossível ficar calado. Prepare-se para a nostalgia, a risada e, quem sabe, até uma palhinha mental – porque vamos relembrar alguns dos versos mais marcantes de músicas que todo mundo já cantou pelo menos uma vez na vida (pode admitir, a gente não vai julgar!).

Quem nunca soltou um “Então é Natal, e o que você fez?” no fim do ano, muitas vezes sem nem perceber que estava, de fato, interpretando a versão de Simone para “Happy Xmas (War Is Over)” do John Lennon? A música se tornou quase um patrimônio cultural natalino brasileiro, e esse verso, você pode apostar, ecoa nos supermercados, lojas, festas de família e até na sua cabeça, quando dezembro dá as caras.

Se for para falar de hino nacional (não, não é aquele da escola!), “Evidências”, da dupla Chitãozinho & Xororó, coleciona fãs de todos os estilos musicais. Dificilmente alguém resiste ao embalo de “E nessa loucura de dizer que não te quero…”. Fato curioso: a música foi lançada em 1990 e, desde então, virou trilha sonora de karaokês, casamentos e até despedidas de solteiro. Vai dizer que nunca gritou esse refrão, de preferência abraçado a alguém e com um copo na mão?

E já que estamos falando de refrões que grudam mais do que chiclete no cabelo, impossível esquecer “Ai, se eu te pego!”, do Michel Teló. Lançada em 2011, a música não só dominou o Brasil como conquistou o mundo, sendo cantada por celebridades como Cristiano Ronaldo e Neymar. O verso título virou bordão, meme e até trilha para dancinhas internacionais.

Se o assunto é cantar junto (e errado, mas com vontade!), “We Are The Champions”, do Queen, bate ponto em festas, formaturas e finais de campeonato. Quem nunca berrou “We are the champions, my friend…” em coro com a galera? E se você já trocou o “no time for losers” por alguma versão criativa, relaxa: Freddie Mercury provavelmente aprovaria o espírito.

Claro que não dá para esquecer “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O famoso “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” já foi entoado em português, inglês, francês… E, convenhamos, é impossível ouvir e não imaginar o calçadão, o sol, o mar e todo aquele charme carioca.

Falando em hits internacionais, “Let It Go”, de “Frozen”, se tornou o “hino” das crianças (e dos pais também, afinal, quem nunca ficou com esse refrão grudado na cabeça por dias?). “Let it go, let it go…” já foi traduzido para mais de 40 idiomas e soma bilhões de reproduções no streaming. Disney, você venceu.

Na mesma pegada, temos “Tá escrito”, do Grupo Revelação, com o famoso “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé…” que virou bordão motivacional, trilha de superação e mantra de muita gente para enfrentar segunda-feira ou a fila do banco.

E, para encerrar nossa lista (porque se deixar, a gente vai longe!), que tal lembrar de “Tempo Perdido”, da Legião Urbana? “Somos tão jovens…” ecoa em shows, festas, bares e até protestos. O rock nacional dos anos 80 pode até ter mudado, mas esse verso segue sendo grito de guerra de gerações.

Esses são só alguns dos versos que atravessaram décadas, estilos e fronteiras. Eles unem multidões, ajudam a transformar simples momentos em memórias incríveis e mostram que, sim, todo mundo já foi “cantor” pelo menos uma vez na vida – seja no chuveiro, no karaokê ou naquele show improvisado no trânsito.

E se você quer ouvir todos esses hits, criar playlists com suas músicas favoritas e ainda ficar por dentro das novidades do mundo da música e variedades, não deixe de conferir o Soundz (https://soundz.com.br) – a plataforma de streaming de música grátis, para escutar músicas, criar playlists e aproveitar uma revista digital recheada de assuntos diferentes. Bora soltar a voz?

O que achou ?

Artigos relacionados