Se você já se pegou babando com as receitas de massas que aparecem nas novelas italianas ou nos filmes de domingo à tarde, certamente já quis se aventurar a fazer talharim ao molho branco em casa. E cá entre nós, não tem nada mais reconfortante do que um prato de talharim cremoso, pronto em poucos minutos e que parece saído direto de um restaurante cinco estrelas. Mas, para não acabar com um prato empapado, sem graça ou com gosto de farinha crua, vem comigo que vou te mostrar todos os segredos desse clássico da cozinha!
Primeiro, vamos aos ingredientes precisos, porque aqui o segredo é medir direitinho para não errar no ponto do molho branco – que, aliás, é muito mais fácil do que parece. Para um rendimento ideal – digamos, para quatro pessoas famintas ou seis moderadas – você vai precisar de 500g de talharim (pode ser fresco ou seco, mas o fresco sempre dá aquele charme, né?), 50g de manteiga sem sal, 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo, 1 litro de leite integral, 1 caixinha de creme de leite, 1 pitada generosa de noz-moscada ralada na hora (nada de noz-moscada do século passado, hein!), sal e pimenta-do-reino a gosto. E, claro, queijo parmesão ralado na hora para finalizar. Ah, e nada de queijo de saquinho, hein? Aqui é comida de respeito!
Se liga na dica de ouro: o molho branco perfeito, conhecido na França como “béchamel”, é feito em três passos que não podem jamais ser pulados ou apressados. Primeiro, derreta a manteiga em fogo médio, e junte a farinha. Aqui, mexa sem parar por uns 2 minutinhos – esse é o segredo para não sentir gosto de farinha depois. Depois, vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre (pode usar fouet, colher de pau, o que tiver aí), até dissolver todos os gruminhos e o molho engrossar. Não tenha pressa! Baixe o fogo, continue mexendo e, quando estiver cremoso, coloque o creme de leite, noz-moscada, sal e pimenta. Se quiser ousar, um pouquinho de alho picado refogado na manteiga antes de acrescentar a farinha dá um sabor especial!
Agora, a parte do talharim: cozinhe a massa em água fervente com sal até ficar “al dente” – aquela textura firme, mas cozida, que os italianos juram que é o segredo da longevidade. Não esqueça de reservar meia xícara da água do cozimento antes de escorrer o macarrão – ela pode salvar se o molho ficar muito grosso ou desgrudar do talharim. Junte tudo na panela do molho, misture com carinho, e finalize com bastante parmesão ralado. Sirva imediatamente, porque molho branco não espera ninguém!
Agora, como não errar? A primeira regra é: nunca pare de mexer enquanto faz o molho. Abandonou a panela para checar o WhatsApp? Pode preparar o braço, porque terá de lidar com grumos. E não ferva o molho depois do creme de leite, senão ele pode talhar. Outra dica: sempre acrescente o queijo com o fogo desligado, para não empelotar. E, se quiser incrementar, cogumelos salteados, ervilhas frescas ou presunto picadinho combinam super bem e dão aquela sofisticada na receita.
Com esses truques, seu talharim ao molho branco será estrela de qualquer refeição, seja almoço em família, jantar romântico ou até aquele momento “só eu e minha fome”. Aproveite o aroma, a textura cremosa e, claro, a chance de se gabar para os amigos!
E já que estamos falando de experiências completas, que tal preparar sua playlist favorita enquanto cozinha ou descobrir novas músicas para dar o clima italiano perfeito em casa? No Soundz (https://soundz.com.br) você pode escutar músicas grátis, criar playlists e ainda curtir uma revista digital recheada de assuntos diferentes – do pop ao rock, do cinema à culinária. Aproveite o melhor do som e do sabor com Soundz!