Se você aí está contando os dias para trocar presentes, se derreter com mensagens fofas e talvez até ousar um jantar romântico à luz de velas, provavelmente sabe que o Dia dos Namorados está chegando. Mas já se perguntou, curioso leitor ou leitora, por que celebramos essa data tão cheia de corações em junho no Brasil, enquanto em boa parte do mundo, os pombinhos comemoram em fevereiro? Não, não foi uma conspiração das floriculturas ou um plano secreto dos fabricantes de chocolate (embora eles agradeçam muito!). A resposta mistura fatos históricos, criatividade e, claro, um toque de marketing à brasileira.
Enquanto, por exemplo, nos Estados Unidos e em vários outros países o chamado Valentine’s Day é comemorado em 14 de fevereiro, aqui no Brasil a data caiu em 12 de junho. O motivo não é só para fugir da concorrência internacional, mas tem tudo a ver com nosso calendário e um santo especial: Santo Antônio. Conhecido por suas habilidades de “casamenteiro”, Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho, então faz todo sentido juntar seu prestígio com corações apaixonados e uma boa dose de esperança em encontrar o par ideal (ou pelo menos garantir uns likes nas redes sociais).
Mas, calma lá! Tudo começou mesmo nos anos 1940, quando o publicitário João Doria (sim, o pai daquele ex-prefeito e ex-governador de São Paulo) percebeu que junho era um mês fraquinho para o comércio. Sem grandes datas comemorativas, as lojas ficavam às moscas! Pensando nisso, ele bolou uma campanha para a loja Clipper, de São Paulo, sugerindo que os casais aproveitassem a véspera de Santo Antônio para trocar presentes e celebrar o amor. O slogan criativo “Não é só de beijos que vive o amor” pegou tão bem que rapidinho a ideia se espalhou pelo Brasil inteiro. Afinal, quem resiste a uma desculpa extra para ganhar presentes e postar declarações?
O Dia dos Namorados, então, foi ganhando força no calendário brasileiro e hoje movimenta bilhões de reais todos os anos com vendas de flores, chocolates, jantares e até aquela playlist romântica para embalar o clima. É uma das datas mais importantes para o varejo, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães. Ou seja, além de aquecer corações, também esquenta o bolso do comércio! E vamos combinar, se for para celebrar o amor, por que não ajudar a economia no processo, né?
Curiosamente, o “Valentine’s Day” de 14 de fevereiro não colou por aqui, em parte porque fevereiro já é época de Carnaval, e o brasileiro sabe bem que é difícil competir com a folia, os desfiles e toda aquela energia contagiante. Então, junho acabou virando o mês oficial do romance nacional, com direito a muitas declarações, memes e aquela busca desesperada pelo presente perfeito de última hora.
Agora que você já sabe por que nosso Dia dos Namorados é celebrado em junho, pode contar essa curiosidade no próximo encontro ou impressionar aquele crush com seu conhecimento de cultura pop e história. E já que estamos falando de amor, que tal criar uma playlist especial para embalar o clima? No Soundz (https://soundz.com.br) você pode ouvir músicas de graça, criar playlists do jeitinho que quiser e ainda ficar por dentro de uma revista digital cheia de conteúdos incríveis sobre música, cultura, tendências e muito mais. Porque celebrar o amor com trilha sonora é sempre melhor – e, claro, muito mais divertido!