TV & Novelas

Personagens de TV Que Marcaram Gerações

Quando você pensa em televisão, qual o primeiro personagem que vem à mente? Talvez seja aquele super-herói de capa vermelha, o comediante atrapalhado que fazia todo mundo gargalhar ou até mesmo aquele vilão cuja risada ainda ecoa nos seus pesadelos. A verdade é que personagens de TV têm o poder mágico de atravessar gerações – eles são como trilhas sonoras das nossas vidas, sempre prontos para trazer uma memória ou um sorriso nostálgico.

Desde a chegada da televisão no Brasil, na longínqua década de 1950, a telinha se tornou palco de figuras emblemáticas que extrapolaram as fronteiras da ficção e se instalaram no coração dos brasileiros. Vamos viajar por essa galeria de personalidades inesquecíveis, que marcaram não só a programação, mas também a cultura pop e até o nosso jeitinho de falar e agir.

Dercy Gonçalves, por exemplo, foi muito além dos palcos e programas humorísticos: com sua língua afiada e autenticidade, ela abriu caminho para outras mulheres na comédia e virou sinônimo de irreverência no audiovisual brasileiro. Quem nunca ouviu um “Ai, que absurdo!” imitando a Dona Clotilde, a icônica Bruxa do 71 de “Chaves”? Falando em “Chaves”, não tem como ignorar o impacto desse seriado mexicano. Chaves, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Chiquinha e toda a turma da vila conquistaram crianças e adultos desde a estreia no SBT em 1984. O programa atravessou gerações e até hoje é referência em memes e piadas de família – porque rir do sanduíche de presunto nunca sai de moda.

Pulando para a terra da Rainha, não podemos esquecer dos personagens de “Friends”. Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebe transformaram o Central Perk em ponto de encontro global, ensinando ao mundo que um sofá confortável vale ouro – e que “We were on a break!” pode ser motivo de briga eterna. Lançada em 1994, a série terminou em 2004, mas seu impacto permanece inabalável, tanto que, aqui em 2025, ainda é difícil passar uma semana sem ver uma referência ao famoso “How you doin’?” do Joey circulando nas redes.

No universo nerd, não há como esquecer de Sheldon Cooper, de “The Big Bang Theory”. Com seu “Bazinga!” e suas manias únicas, Sheldon ajudou a tornar cool ser geek, abrindo espaço para discussões sobre ciência, quadrinhos e cultura pop em horário nobre. O personagem virou símbolo de uma geração que cresceu jogando videogame e decorando fórmulas de física.

Voltando às novelas brasileiras, a Rainha da Sucata, Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, deixou sua marca ao encarnar a mulher batalhadora e persistente nos anos 1990. E claro, não dá para deixar de citar Odete Roitman, a vilã imortalizada por Beatriz Segall em “Vale Tudo”. Até hoje, a pergunta “Quem matou Odete Roitman?” é um dos maiores mistérios e memes da dramaturgia nacional.

Na seara infantil, Xuxa Meneghel pode ser considerada praticamente um patrimônio brasileiro. Com suas botas brancas, nave espacial e muita música, ela comandou os baixinhos por décadas, influenciando moda, comportamento e lançando bordões que entraram para o vocabulário do país. Sem falar nos palhaços Bozo e Patati Patatá, que também deixaram sua marca na infância de gerações.

E do outro lado do mundo, personagens como Homer Simpson, de “Os Simpsons”, seguem firmes há mais de três décadas como um espelho satírico da sociedade americana – e, por tabela, de todas as famílias do planeta que se identificam com o famoso sofá amarelo. Ainda nos desenhos, Scooby-Doo e sua turma continuam resolvendo mistérios desde 1969, mostrando que um grande danado sempre encontra um bom petisco (e um fantasma para desmascarar).

Por fim, é impossível não mencionar personagens de realities, um fenômeno dos anos 2000 para cá. O próprio Big Brother Brasil revelou figuras como Grazi Massafera e Jean Wyllys, que transformaram a exposição televisiva em carreiras de sucesso e influência.

Esses personagens de TV viraram marcos, atravessaram décadas, adaptaram-se a novas plataformas e continuam presentes em memes, falas e comportamentos. Eles mostram que, na arte de criar figuras inesquecíveis, a televisão ainda é imbatível!

E se você curte reviver e relembrar trilhas sonoras marcantes desses personagens – ou quer ouvir playlists inspiradas nessas épocas – corre para o Soundz (https://soundz.com.br) plataforma de streaming de música grátis, onde você pode escutar músicas, criar playlists e ainda conferir uma revista digital recheada de variedades e conteúdos para todos os gostos. Porque, afinal, toda geração tem sua trilha sonora e seus personagens inesquecíveis!

O que achou ?

Artigos relacionados