Você já reparou como, quando o assunto é amor, nada fala mais alto que uma boa música? Seja para celebrar aquela paixão recém-descoberta ou para fazer um dramalhão digno de novela mexicana depois do término, as canções românticas estão sempre presentes. E cá entre nós: quem nunca dedicou uma música apaixonada, que atire a primeira pedra (mas com cuidado, porque o amor faz dessas, né?). Pensando nisso, embarque com a gente numa viagem sonora pelos maiores versos de amor das músicas de todos os tempos – daqueles capazes de aquecer corações ou fazer chorar litros ouvindo no repeat.
Começando pelo clássico dos clássicos, não há como não mencionar “I Will Always Love You”, eternizada por Whitney Houston. O verso “And I will always love you” virou um mantra universal para apaixonados e, de quebra, já foi trilha de milhares de pedidos de casamento, reconciliações e até episódios de séries. O curioso é que a música foi originalmente composta por Dolly Parton, em 1973, como uma despedida amigável, mostrando que o amor também pode ser generoso e libertador.
E quem nunca se derreteu com “Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes? Esse verso, presente em “Eu Sei Que Vou Te Amar”, atravessou gerações, cultura e até continentes. Aliás, o Brasil é referência mundial em músicas românticas, vide “Gostava Tanto de Você”, do mestre Tim Maia, e seu “Não sei por que você se foi, quantas saudades eu senti” – quem nunca mandou um áudio sofrido com essa trilha de fundo, não sabe o que é sofrência de verdade.
No universo pop, não dá para passar batido por “All of Me”, de John Legend, que canta “’Cause all of me loves all of you”. O hit, lançado em 2013, já soma mais de 2 bilhões de streams nas plataformas digitais e virou hino de casais ao redor do mundo. E como esquecer de Ed Sheeran, rei dos versos românticos modernos, com “Thinking Out Loud” e o imortal “Darling, I will be loving you ’til we’re 70”? Esse cara sabe como transformar um simples verso em declaração eterna.
Para quem curte um drama à la Celine Dion, “My Heart Will Go On” é impossível de ignorar. O já lendário “Near, far, wherever you are, I believe that the heart does go on” foi trilha sonora de Titanic, fez multidões chorarem nos cinemas desde 1997 e até hoje é a escolha número um para grandes declarações e festas de casamento.
Voltando ao Brasil, uma menção honrosa precisa ser feita para Legião Urbana, e o hino “Eduardo e Mônica”, com seus versos que contam a história do casal mais querido do rock nacional. “E quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?” já virou até meme na internet, porque, sejamos sinceros, coração mesmo não tem lógica nenhuma. E a sofrência não para por aí: Zezé Di Camargo & Luciano eternizaram “É o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim”, mostrando que o sertanejo raiz também sabe ser poético sem perder o gingado.
Não podemos esquecer de Beatles, os eternos garotos de Liverpool, em “Something”, na voz de George Harrison: “Something in the way she moves attracts me like no other lover”. Simples, direto e eficaz, como toda boa declaração de amor. Falando em simplicidade, “Your Song”, de Elton John, que diz “How wonderful life is while you’re in the world”, é daquelas frases que mereciam ser tatuadas (com autorização do crush, claro).
No universo da música nacional, Djavan é soberano com versos como “Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro… e o pensamento lá em você”. A sutileza do poeta alagoano já embalou incontáveis declarações apaixonadas, tornando cada palavra uma flechada certeira no coração do ouvinte.
Se você achava que só músicas antigas têm versos marcantes, saiba que o hit “Shallow”, com Lady Gaga e Bradley Cooper, conquistou multidões com versos como “I’m off the deep end, watch as I dive in”. Uma prova de que o romantismo não envelhece – só se reinventa.
E, claro, não poderíamos fechar esse apanhado sem mencionar Roberto Carlos, o “Rei” do romantismo brasileiro, com frases icônicas como “Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer, como é grande o meu amor por você
































