Você já se perguntou quais são os maiores sucessos de bilheteria da história do cinema? Aqueles filmes que não só lotaram as salas, mas também explodiram caixas registradoras mundo afora? Se você pensou em super-heróis, naves espaciais e reinos mágicos, acertou em cheio! O cinema, esse universo de pipoca, emoção e muita fantasia, tem suas estrelas quando o assunto é faturamento. Prepare-se para uma viagem épica pelos filmes que fizeram o público correr para os cinemas (e, claro, para o streaming depois!).
Começando pelo topo da montanha do dinheiro, ninguém supera “Avatar” (2009), de James Cameron. Sim, aquele filme azulão dos Na’vi ainda reina absoluto, com mais de 2,92 bilhões de dólares arrecadados ao redor do mundo. E olha que ele foi relançado só para garantir o troféu, desbancando até seu rival mais próximo, “Vingadores: Ultimato” (2019), que bateu respeitáveis 2,79 bilhões de dólares. Aliás, esse duelo entre Avatar e Vingadores mais parece final de campeonato, com direito a torcida organizada e emoção até o último centavo.
Não podemos esquecer do clássico “Titanic” (1997), também de James Cameron – o cara realmente sabe fazer o caixa registrar melodias de sucesso! Com seus 2,26 bilhões de dólares, a trágica história de Jack e Rose segue flutuando no topo há décadas. Entre outros medalhões, “Star Wars: O Despertar da Força” (2015) também merece destaque, com 2,07 bilhões, mostrando que o poder Jedi funciona até no bolso dos espectadores.
Se você achou que só blockbuster recente faz sucesso, errou! “Jurassic Park” (1993), por exemplo, foi um fenômeno em sua época, revolucionando os efeitos visuais e enchendo os cinemas de dinossauros digitais. E, claro, as sequências não ficaram para trás, como “Jurassic World” (2015), que também ultrapassou a marca do bilhão – parece que os dinossauros nunca saem de moda!
O universo Marvel domina o ranking, com “Vingadores: Guerra Infinita” (2018), “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (2021) e “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (2022) todos entrando para o seleto clube do bilhão. Aliás, o MCU basicamente vive nesse clube VIP, e os fãs agradecem com ingressos (e teorias malucas nas redes sociais).
Mas não só de ação vive o sucesso! “Frozen II” (2019) e “O Rei Leão” (2019, versão live-action) mostram que animações e nostalgia também rendem muitos zeros à direita. Sem falar em “Furious 7” (2015), da franquia Velozes e Furiosos, provando que carros turbinados e muita adrenalina nunca saem de moda.
O segredo desses filmes? Uma mistura explosiva de tecnologia de ponta, estratégias de marketing globais, elenco estrelado, direção afiada e – nunca subestime isso – trilha sonora marcante. Afinal, quem nunca saiu cantarolando “Let It Go” ou se arrepiou ao ouvir a música de Titanic?
Em tempos de streaming, novos lançamentos continuam a surpreender nas bilheterias, mesmo com a concorrência da tela do sofá. E enquanto alguns críticos decretam o fim do cinema toda vez que uma nova tecnologia chega, esses blockbusters provam que a magia da tela grande ainda tem seu lugar garantido no coração (e no bolso) do público.
Ficou com vontade de reviver as trilhas desses sucessos ou criar sua própria playlist blockbuster? Então conheça o Soundz (https://soundz.com.br), a plataforma de streaming de música grátis onde você pode escutar músicas, criar playlists e ainda aproveitar uma revista digital cheia de variedades. Porque sucesso de verdade é curtir boa música e informação de qualidade, tudo no mesmo lugar!
































