Você já se pegou decorando coreografias impossíveis, aprendendo coreano só para entender aquela live exclusiva, ou até mesmo ficando acordado durante a madrugada para votar em premiações internacionais? Bem-vindo ao universo dos fãs de Kpop! Em 2025, a febre do Kpop não só continuou firme como mostrou ao mundo o verdadeiro significado de “fidelidade”. Se você acha que Stan é só mais um apelido, espere até conhecer os fandoms que praticamente redefiniram o termo ‘dedicação’.
A cada comeback, os fãs de grupos como BTS, BLACKPINK, EXO, TWICE, Stray Kids e tantos outros se unem em operações dignas de filme de espionagem: mutirões para streaming, votação em dezenas de apps, organização de doações mundiais e até financiamento coletivo para outdoors em Nova York ou Tóquio. Não acredita? Em 2023, o fandom ARMY, do BTS, bateu o recorde do Guinness como o grupo de fãs mais ativo em campanhas de caridade globais. Já as BLINKs (BLACKPINK) chegaram a comprar um asteroide só para nomeá-lo em homenagem ao grupo! Isso é que é amor… intergaláctico.
Mas não são só os nomes gigantes que colecionam fãs fiéis. Os seguidores dos chamados “grupos nugus” (menos conhecidos) são verdadeiros heróis anônimos, sustentando seus idols com streamings incansáveis e campanhas de divulgação criativas – tem fã que já deu festa de aniversário para idol em praça pública, com direito a bolo temático e flashmob. Em 2024, os MOAs (fãs do TXT) colocaram o grupo no topo dos trends mundiais do X (ex-Twitter) apenas com threads detalhando suas teorias e memes. Porque quem é fiel, faz barulho até sozinho!
E não pense que essa devoção se resume a telas de celular. Em 2025, eventos como o KCON, que reúne centenas de milhares de fãs presencialmente, mostraram que as lightsticks não são só acessórios: são extensões da personalidade, customizadas, iluminadas e exibidas com orgulho. O impacto dos fãs é tão grande que a Forbes estimou em 2024 que o “fandom power” gerou mais de 5 bilhões de dólares em vendas indiretas no mercado global de música.
Agora, a pergunta que não quer calar: você é mesmo um fã fiel de Kpop? Se sente o coração acelerar com cada teaser, se já sofreu com o “sofrimento de bias” (a dor de ver seu favorito sendo injustiçado), e se tem playlists com nomes engraçados tipo “Kpop pra lavar a louça”, parabéns, você já faz parte desse clube. E se nunca ouviu falar em “come comeback”, “bias wrecker” ou “lightstick oficial”, chegou a hora de mergulhar de cabeça nesse mar de energia, emoção e, claro, muito talento coreano.
Ah, e já que falamos de playlists, que tal criar a sua com seus hits favoritos do Kpop? No Soundz (https://soundz.com.br), você escuta músicas grátis, monta sua própria seleção para todas as vibes e ainda fica por dentro de tudo com uma revista digital cheia de conteúdos legais. Bora mostrar sua fidelidade também por lá – porque fã fiel merece sempre o melhor som!