Música

Os álbuns da MPB que fizeram história

A Música Popular Brasileira, mais conhecida como MPB, é um dos gêneros musicais mais ricos e influentes do Brasil. Ao longo dos anos, diversos artistas e bandas lançaram álbuns que se tornaram verdadeiros marcos na história da música brasileira. Neste artigo, vamos relembrar 22 álbuns da MPB que fizeram história e continuam sendo referências até os dias de hoje.

1. “Tropicália ou Panis et Circencis” (1968) – Este álbum foi um marco na carreira de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes e Tom Zé. Com influências da Tropicália, o disco revolucionou a música brasileira.

2. “Clube da Esquina” (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges se uniram para criar este álbum que mistura rock, jazz e música brasileira de forma única e inovadora.

3. “Acabou Chorare” (1972) – Os Novos Baianos lançaram este álbum que se tornou um clássico da MPB, com influências do samba e do rock.

4. “Elis & Tom” (1974) – Elis Regina e Tom Jobim se uniram neste álbum que é considerado um dos melhores da história da música brasileira, com interpretações marcantes e emocionantes.

5. “África Brasil” (1976) – Jorge Ben Jor lançou este álbum que é um marco na discografia do cantor, com influências do samba, funk e soul.

6. “Refavela” (1977) – Gilberto Gil lançou este álbum que mistura elementos da música africana com a brasileira, criando um som único e inovador.

7. “Missão de Paz” (1983) – Gal Costa lançou este álbum que é considerado um dos melhores da carreira da cantora, com letras profundas e melodias envolventes.

8. “Cássia Eller” (1994) – Cássia Eller lançou este álbum que se tornou um marco na história do rock brasileiro, com interpretações marcantes e uma voz única.

9. “Quanta” (1997) – Gilberto Gil lançou este álbum que é uma mistura de música eletrônica, reggae e MPB, mostrando a versatilidade do cantor.

10. “A Tábua de Esmeralda” (1974) – Jorge Ben Jor lançou este álbum que é considerado um dos melhores da música brasileira, com influências da música latina e africana.

11. “A Coruja e o Coração” (1996) – Lenine lançou este álbum que mistura ritmos brasileiros e eletrônicos, mostrando a originalidade do cantor.

12. “Cantigas de Roda” (1995) – Zeca Pagodinho lançou este álbum que é um verdadeiro resgate das tradições da música brasileira, com sambas e canções populares.

13. “Acústico MTV” (1997) – Cássia Eller lançou este álbum que é considerado um dos melhores acústicos da história da MTV Brasil, com interpretações emocionantes e intensas.

14. “Clara Crocodilo” (1980) – Arrigo Barnabé lançou este álbum que é considerado um dos marcos da vanguarda

O que achou ?

Artigos relacionados