Música

Os 10 Samples Icônicos Que Mudaram a História da Música

Quando a gente fala em música, logo pensa em melodias marcantes, solos de guitarra de arrepiar ou batidas que não deixam ninguém parado. Mas existe uma arte quase mágica nos bastidores de muitos hits: o uso de samples. Para quem ainda não se jogou nessa onda, samples são pequenos trechos de músicas pré-existentes, reciclados de maneiras criativas em novas canções. Eles podem ser batidas, riffs, vozes ou até aquele barulhinho estranho que só fazia sentido no LP dos anos 70 da sua tia-avó. O lance é que alguns samples não só deram uma cara nova aos hits, como também mudaram para sempre a história da música! Preparado para essa viagem sonora no tempo? Ajuste os fones e venha com a gente conhecer os 10 samples mais icônicos de todos os tempos.

1. Amen Break – The Winstons (1969)
Se houvesse um “Oscar do Sample”, o Amen Break levaria o prêmio de honra. Esse solo de bateria, extraído da música “Amen, Brother”, virou base para o drum and bass, hip hop, jungle e até comerciais de sabão em pó. Estamos falando de apenas 6 segundos de bateria que foram usados (sem exagero) em milhares de músicas, de N.W.A. a Prodigy. O baterista Gregory Coleman merecia royalties vitalícios, mas nunca viu a cor do dinheiro…

2. Funky Drummer – James Brown (1970)
James Brown já era o “Padrinho do Soul”, mas o trecho de bateria gravado por Clyde Stubblefield em “Funky Drummer” redefiniu o ritmo do hip hop e do funk. Public Enemy, Run-DMC, Prince e até George Michael já usaram esse groove inconfundível. Se você já balançou a cabeça ouvindo rap ou pop dos anos 80 e 90, agradeça ao Funky Drummer!

3. La Di Da Di – Doug E. Fresh & Slick Rick (1985)
“La Di Da Di” é praticamente uma mãe de todos os samples vocais. Com rimas afiadas e beatbox maroto, influenciou gerações. Snoop Dogg, Beyoncé, Miley Cyrus e Notorious B.I.G. já beberam dessa fonte. Se existe uma regra no mundo do sample, é: uma hora você vai ouvir um pedacinho de “La Di Da Di” em algum lugar.

4. Think (About It) – Lyn Collins (1972)
Produzida por James Brown, “Think (About It)” rendeu um dos breaks mais usados da história, principalmente o “Yeah! Woo!” que ecoa em incontáveis hits, de “It Takes Two” (Rob Base & DJ E-Z Rock) a músicas da própria Beyoncé e Janet Jackson. Sério, se você não reconhece, tente ouvir com mais atenção: é quase tão presente quanto wi-fi em café hipster.

5. Impeach The President – The Honey Drippers (1973)
Outro clássico da bateria que virou trilha obrigatória do hip hop. Nas mãos de nomes como Nas, Eric B. & Rakim, Dr. Dre e J. Cole, o break de “Impeach The President” se transformou em símbolo da cultura urbana e também em indireta para políticos enrolados.

6. Change the Beat – Fab 5 Freddy (1982)
Talvez você não conheça a música toda, mas já ouviu o famoso “Ahhh, this stuff is really fresh!” distorcido que DJs do mundo inteiro usam desde os anos 80. É o scratch mais usado do planeta, presente em músicas do Herbie Hancock ao Beastie Boys. Se fosse pra fazer um museu dos samples, “Change the Beat” ganharia uma sala especial só para scratches.

7. Apache – Incredible Bongo Band (1973)
“Apache” é conhecida como o “hino não oficial do hip hop”, graças ao seu break de bateria e percussão que DJs pioneiros como Kool Herc e Grandmaster Flash transformaram em ouro. Já apareceu em músicas de Sugarhill Gang, Nas, Missy Elliott e até The Roots — além das pistas de dança mais animadas da década de 80.

8. Gimme Shelter – The Rolling Stones (1969)
O sample do vocal de Merry Clayton, com seu grito rasgado em “Gimme Shelter”, foi usado por nomes como The Fugees e Grandmaster Flash. Não só adicionou uma carga emocional única, mas mostrou como o rock pode ser reinventado no hip hop e além. Se um dia você arrepiou ouvindo aquele “Rape, murder, it’s just a shot away”, pode agradecer aos Stones e à arte do sample.

9. I Got 5 On It – Luniz (1995)
A melodia com influência do “Why You Treat Me So Bad” do Club Nouveau se tornou um dos samples mais reconhecíveis do rap dos anos 90. Ganhou vida nova no filme “Nós” (2019), de Jordan Peele, e segue firme nos sets dos DJs, mostrando que, quando o sample é bom, atravessa gerações batendo forte.

10. Under Pressure – Queen & David Bowie (1981)
Quando Vanilla Ice lançou “Ice Ice Baby” e plagiou a linha de baixo de “Under Pressure”, nasceu uma das polêmicas mais famosas do mundo dos samples. Depois de um processinho maroto, tudo ficou certo, e o riff virou hino de festas, estádios e memes. Se você já confundiu as duas músicas, relaxa: você não está sozinho.

Esses samples não são apenas pequenos pedaços de música: são blocos de construção sonora que transformaram gêneros, criaram tendências e continuam a inspirar artistas pelo mundo. O interessante é que, ao ouvir suas músicas favoritas, você pode estar escutando ecos do passado, remixados para as novas gerações.

Curtiu essa viagem pelo universo dos samples? Então aproveite para explorar essas e outras músicas que fizeram história lá no Soundz (https://soundz.com.br), a plataforma de streaming de música grátis onde você pode escutar músicas, criar playlists e mergulhar em uma revista digital completa sobre tudo o que rola no mundo da cultura pop, tecnologia, curiosidades e, claro, música! Vem fazer parte dessa sonzeira com a gente!

O que achou ?

Artigos relacionados