Massas

Como Fazer Penne ao Pesto: Ingredientes na Medida, Proporções e Rendimento

Se você já se pegou babando por um prato de massa soltinho e aromático, daqueles que fazem qualquer um suspirar “Mamma mia!”, é hora de aprender a fazer um Penne ao Pesto digno dos melhores restaurantes italianos – só que aí mesmo, na sua cozinha. E olha, preparar esse clássico não tem nada de sete chaves: com os ingredientes certos, medidas exatas e um pouco de carinho, você serve um prato cheio de sabor, cor e aquele toque especial de comida feita em casa. Vem comigo, porque até quem nunca acampou na cozinha vai tirar de letra!

Vamos começar pelo básico: o pesto. Oriundo da região da Ligúria, na Itália, o molho pesto é uma combinação vibrante de manjericão fresco, azeite extravirgem, queijo parmesão (ou, para os mais puristas, pecorino), alho, pinoli (pignoli ou pinhões italianos) e um tiquinho de sal. O segredo é a proporção: muito alho pode roubar a cena, pouco azeite deixa o molho pesado, excesso de queijo pode embolar tudo. Então, respira fundo e anota a receita tradicional, ajustada para render quatro porções generosas e para não ter desculpa de errar na mão.

Ingredientes na medida para quatro pessoas:
– 400g de penne (pasta seca)
– 2 xícaras (bem cheias) de folhas de manjericão fresco, lavadas e bem secas
– 1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem
– 1/3 de xícara de pinoli (pode substituir por nozes se quiser economizar, mas aí conta como adaptação)
– 2 dentes de alho (sem o miolo, para suavizar)
– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora (ou pecorino, para sentir o gosto da Itália raiz)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Opcional: um punhado de queijo ralado extra para finalizar

Agora, mãos à obra! Antes de tudo, coloque o penne para cozinhar em água fervente com bastante sal (um punhado generoso: a água precisa ficar salgada como o mar Mediterrâneo, sabia?). Enquanto o macarrão cozinha, bora para o pesto: no liquidificador ou processador, bata o manjericão, pinoli, alho, queijo e uma pitada de sal. Vá adicionando o azeite em fio até formar um creme verde, brilhante e cheiroso. Não bata demais, porque o manjericão pode oxidar e perder aquela cor viva. Prove, ajuste o sal e pronto!

Assim que o penne estiver al dente (nada de cozinhar demais e deixar a massa molenga, hein?), escorra, reserve um copo da água do cozimento e misture imediatamente com o pesto em uma tigela grande. Se o molho ficar muito espesso, acrescente um pouquinho da água reservada para dar aquela cremosidade sensacional. Finalize com uma chuva de parmesão extra e, pronto, é só servir. O rendimento dessa receita é de quatro pratos fartíssimos, daqueles que dão vontade de repetir – e tá liberado repetir, tá?

Dica de amigo: para um jantar especial, acrescente tomatinhos-cereja cortados, lascas de queijo ou até um pouco de limão-siciliano ralado, só para dar uma graça. E, claro, o Penne ao Pesto vai muito bem acompanhado de uma playlist italiana daquelas de deixar qualquer noite mais animada (e para isso, nada melhor do que visitar o Soundz).

Gostou da receita? Compartilhe com os amigos, poste aquela foto bonita e marque a gente! E não se esqueça de conferir o Soundz (https://soundz.com.br), sua plataforma de streaming de música grátis para escutar o que quiser e criar playlists, além de ser uma revista digital completíssima de variedades. Afinal, boa música e boa comida são a receita da felicidade!

O que achou ?

Artigos relacionados