Espera um minuto, você sabia que o nome do famoso cantor Caetano Veloso, um dos grandes nomes da MPB, vem de uma homenagem a Santo Caetano? Pois é, mas essa é uma história para outra hora. Hoje, vamos falar sobre como nossos artistas da MPB homenageiam seus ídolos através de suas obras. De canções emocionantes a álbuns inteiros, esses artistas mostram seu amor e reverência por aqueles que os inspiraram. Então, aperte o cinto e prepare-se para uma viagem musical!
Começamos com Marisa Monte. A cantora, que já vendeu mais de 10 milhões de álbuns, lançou em 2014 o álbum “Verdade Uma Ilusão”, onde presta homenagem a uma de suas grandes influências, Elis Regina. A faixa “Ainda Bem” foi escrita especialmente para Elis, uma demonstração do imenso respeito que Marisa tem por ela.
E o que dizer de Gilberto Gil? O cantor e compositor, que também foi Ministro da Cultura, não esconde sua admiração por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Em seu álbum “Quanta”, de 1997, Gil presta homenagem a Gonzaga com a canção “Assum Preto/Gil & Gonzaga”.
Por falar em Luiz Gonzaga, o músico foi homenageado por um de seus contemporâneos, Gonzaguinha. Em sua música “Luiz Respeita Januário”, Gonzaguinha canta sobre a vida no sertão, tema frequente nas canções de Gonzagão.
A cantora e compositora Adriana Calcanhotto também fez uma bela homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, com o álbum “Vinicius de Moraes”, de 2003. O álbum é uma compilação de canções de Vinicius interpretadas por Adriana, uma das maiores vozes da MPB atual.
Não podemos esquecer de Chico Buarque. O cantor e compositor, que se tornou um ícone da MPB, homenageou seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda, com a canção “Tatuagem”. A música fala sobre a influência de seu pai em sua vida e carreira.
E no que diz respeito à homenagem a outro ícone da música brasileira, Tom Jobim, ninguém fez isso melhor do que Elis Regina e Antônio Carlos Jobim no álbum histórico “Elis & Tom”. O álbum, que contém a icônica “Águas de Março”, é uma obra-prima da MPB, e uma das mais lindas homenagens já feitas na música brasileira.
E aí, curtiu nosso tour pelas homenagens dos artistas da MPB aos seus ídolos? Esperamos que sim! E lembre-se, a melhor forma de homenagear nossos ídolos é continuando a apreciar e valorizar sua música. Então, coloque seu vinil favorito para tocar, sintonize a Soundz, e vamos juntos manter viva a música brasileira!