Cachorro

Alimentos Proibidos Para Cães

Sabe aquele olhar irresistível que seu cachorro faz quando você está comendo? Aquela carinha de “só um pedacinho, por favor!” consegue amolecer até o coração mais gelado. Mas segure firme! Nem todo alimento que faz bem para humanos é saudável para os nossos amigos de quatro patas. Aliás, alguns petiscos do nosso dia a dia podem ser verdadeiros vilões silenciosos para a saúde dos cães e, em certos casos, até fatais. Se você ama seu cachorro (e temos certeza que sim!), é fundamental conhecer os principais alimentos proibidos para cães. Prepare-se: a lista pode surpreender e, talvez, até mudar sua postura na próxima vez que ele surgir pedindo um lanchinho no sofá.

Começando pelo básico do básico: chocolate. Sim, aquele doce dos deuses não pode, de jeito nenhum, ser oferecido aos cães. O motivo? O chocolate contém teobromina, uma substância que os cães têm muita dificuldade em metabolizar. Mesmo pequenas quantidades podem causar vômitos, diarreia, hiperatividade, tremores, convulsões e, em casos graves, levar à morte. Vale lembrar que quanto mais escuro o chocolate, maior o perigo.

Outro inimigo oculto: uvas e passas. Parece inofensivo, né? Mas elas podem causar insuficiência renal aguda em cães, mesmo em pequenas doses. Não existe uma quantidade “segura” estabelecida, então o melhor é manter longe do alcance. E, já que estamos falando de frutas, abacate também entra na lista negra. Ele contém uma toxina chamada persina, que pode causar vômitos e diarreia.

Cebola, alho, cebolinha e alho-poró: esses temperos dão sabor à nossa comida, mas podem fazer um estrago danado no organismo dos cães. Eles possuem compostos que destroem os glóbulos vermelhos dos cães, levando à anemia e, em casos graves, até à morte. E isso vale tanto para cebola crua quanto cozida, em pó, desidratada, enfim, em todas as formas possíveis.

Xilitol é outro vilão moderno. Encontrado em muitos produtos dietéticos, balas, gomas de mascar, pastilhas e até em algumas pastas de dente, o xilitol causa uma liberação súbita de insulina nos cães, levando rapidamente à hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Pode provocar perda de coordenação, convulsões e insuficiência hepática. Por incrível que pareça, pequenas quantidades já são perigosas.

Laticínios, como leite, queijo e sorvete, também não são os melhores amigos do cachorro. Muitos cães, especialmente adultos, têm intolerância à lactose, o que pode provocar desconforto intestinal, gases e diarreia. Melhor evitar.

E o velho e perigoso osso cozido? Muita gente acha que é saudável, mas a verdade é que ossos cozidos podem lascar facilmente e causar perfurações ou obstruções no trato digestivo. Se quiser agradar seu cão com um osso, procure opções seguras, próprias para pets, vendidas em pet shops.

Frutas com caroço, como pêssego, ameixa e cereja, também devem ser evitadas. Além do risco de engasgar, os caroços contêm cianeto, um veneno poderoso para cães e humanos. O mesmo vale para maçãs: se for dar, retire sementes e caroço.

Doces em geral e massas fermentadas cruas entram na lista de “nem pensar”. Açúcar não faz bem nem para humanos, imagine para cães! Já as massas cruas podem fermentar no estômago do animal, liberando gases e álcool, o que pode ser fatal. E, por falar em álcool, nunca, jamais, em hipótese alguma ofereça bebidas alcoólicas ao seu cachorro. Eles são muito mais sensíveis ao álcool do que nós e até pequenas doses podem causar intoxicação grave.

Batata crua e tomate verde contêm solanina, tóxica para cães. Batatas só podem ser dadas cozidas e sem temperos. Evite também alimentos muito condimentados, gordurosos ou com alto teor de sódio, como embutidos, bacon, presunto e pratos prontos para consumo humano. Além de causarem obesidade, podem desencadear problemas como pancreatite e doenças cardíacas.

Ah, e café, chá preto e qualquer bebida com cafeína são proibidos. A cafeína acelera o sistema nervoso do cachorro e pode causar desde tremores até colapso cardíaco.

Para garantir uma alimentação segura e saudável para seu bichinho, o segredo é apostar em rações de boa qualidade e, quando quiser variar, frutas e legumes liberados para cães, sempre em pequenas quantidades e sem temperos. Em caso de dúvida ou de ingestão acidental de algum alimento proibido, procure imediatamente um veterinário.

E já que você chegou até aqui, fica a dica: enquanto seu cãozinho rola no sofá ouvindo só o barulho do rabinho, que tal você curtir uma boa playlist no Soundz? Escute músicas grátis, crie playlists exclusivas e fique por dentro de uma revista digital repleta de conteúdos para todos os gostos. Acesse agora https://soundz.com.br e descubra um universo de música e informações. Porque informação de qualidade e uma trilha sonora incrível nunca fizeram mal a ninguém – já uvas e chocolates, aí sim, melhor deixar só para os humanos!

O que achou ?

Artigos relacionados