Cachorro

Os Melhores Brinquedos Caseiros Para Cachorros

Se você já se pegou olhando para aquele olhar pidão do seu cachorro enquanto ele ignora solenemente a pilha de brinquedos caros e importados que você comprou, você sabe: às vezes, o melhor brinquedo para o seu peludo é aquele que você faz em casa. Os brinquedos caseiros para cachorros são uma ótima alternativa para estimular a mente e o corpo dos cães, economizar uma graninha e até reciclar o que você tem perdido pela casa. Vamos descobrir juntos quais são os melhores brinquedos caseiros para o seu melhor amigo, trazendo opções seguras, divertidas e testadas por cães e tutores do mundo inteiro.

Primeiro, vamos falar sobre o velho e bom cabo-de-guerra feito de camiseta velha. Sabe aquela camiseta que já viu dias melhores e está esquecida no fundo da gaveta? Ela pode virar um brinquedo resistente e super divertido. Basta cortá-la em tiras, unir as pontas e trançar bem firme. Além de ser ótimo para brincadeiras interativas, esse brinquedo ajuda a limpar os dentes do cachorro enquanto ele puxa, morde e se diverte. Só não esqueça de supervisionar a brincadeira, afinal, segurança em primeiro lugar!

Outro clássico é a garrafa pet recheada. Pegue uma garrafa vazia, coloque alguns petiscos dentro e pronto: você tem um enigma canino que desafia o olfato e a inteligência do seu pet. Estudos mostram que brinquedos interativos como esse ajudam a reduzir o estresse e evitam comportamentos destrutivos, já que o cachorro gasta energia tentando descobrir como conseguir os petiscos. Só lembre-se de retirar o anel e a tampa da garrafa para evitar riscos de engasgo.

Para os amantes do DIY, existe também o famoso brinquedo de PVC. Com canos de PVC, você pode montar um labirinto de petiscos: é só fechar as extremidades dos canos, fazer furinhos em pontos estratégicos e encher de ração ou grãos. O cachorro vai se divertir rolando o cano pra lá e pra cá, tentando comer cada grãozinho. Segundo adestradores, esse tipo de brinquedo é excelente para estimular o raciocínio lógico dos cães.

E para quem gosta de jogos olfativos, os tapetes “snuffle mats” são um sucesso. Você pode fazer um desses usando pedaços de feltro ou fleece, amarrando-os em uma base de borracha ou tapete de banheiro antigo. O objetivo é esconder ração ou petiscos entre as tiras de tecido, estimulando o faro e a paciência do cachorro. De acordo com etólogos, esses tapetes promovem enriquecimento ambiental e ajudam no gasto de energia mental do cão.

Há ainda as bolinhas de meia: pegue uma meia velha, coloque dentro dela outra meia enrolada, dê um nó na ponta, e voilà! Um brinquedo simples, barato e que faz sucesso com cães de todos os portes. Só fique atento caso o seu cachorro seja daqueles que adoram destruir tudo: supervisione para garantir que ele não engula pedaços.

Vale lembrar que, segundo veterinários e órgãos de proteção animal, todo brinquedo caseiro deve ser feito com materiais limpos, sem resíduos tóxicos ou partes pequenas que possam ser engolidas. A segurança do seu cão está acima de tudo!

Envolver-se na criação dos brinquedos também é uma ótima oportunidade para reforçar o vínculo com o seu amigo de quatro patas, além de ser uma atividade divertida para toda a família. E, claro, não esqueça de compartilhar os resultados e as peripécias do seu cão nas redes sociais. Quem sabe o seu peludo não vira o próximo viral do Soundz?

E por falar em Soundz, depois de gastar energia com o seu cão, que tal relaxar ouvindo suas músicas favoritas? O Soundz ( https://soundz.com.br ) é uma plataforma de streaming de música grátis, onde você pode escutar músicas, criar playlists e ainda ficar por dentro de uma revista digital repleta de assuntos variados. Não perca tempo: divirta-se com seu cão e com a trilha sonora perfeita no Soundz!

O que achou ?

Artigos relacionados