Se você chegou até aqui buscando o segredo de um bolo de cenoura fofinho, daqueles que derretem na boca e fazem a casa inteira cheirar a aconchego, pode preparar a tigela e o fouet! O bolo de cenoura é praticamente um patrimônio nacional, presença obrigatória nas festas, reuniões de família e até para animar aquele café da tarde em dias cinzentos. Mas, nem todo mundo acerta de primeira: tem gente que faz bolo de cenoura e ganha, de brinde, um pão de cenoura – e não é bem esse o nosso objetivo, né? Por isso, vem comigo descobrir as quantidades exatas, o rendimento perfeito e aqueles truques infalíveis de vó para conquistar o bolo mais macio do pedaço.
Vamos ao que interessa: a receita clássica e certeira! Você vai precisar de 3 cenouras médias (aproximadamente 250 gramas descascadas e picadas), 3 ovos, 1 xícara de óleo de soja (ou de girassol, que não interfere no sabor), 2 xícaras de açúcar, 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo peneirada e, para dar aquele pulo do gato, 1 colher de sopa (bem cheia) de fermento químico em pó. A escolha das cenouras é importante: prefira aquelas mais laranjinhas, firmes e frescas. Agora, nada de economizar no carinho – pique bem as cenouras para facilitar na hora de bater.
No liquidificador, bata as cenouras, os ovos e o óleo até formar um creme lisinho (uns três minutinhos são suficientes). Em uma tigela, misture o açúcar e a farinha peneirada. Junte o creme do liquidificador e misture com delicadeza – nada de bater igual a Hulk, hein! O segredo da fofura está em misturar só até incorporar. Por último, coloque o fermento e mexa suavemente. Leve para assar em forma retangular média, untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até espetar o palito e ele sair limpinho (seja paciente, não fique abrindo o forno toda hora, isso faz o bolo murchar!).
O rendimento dessa receita é generoso: serve cerca de 12 fatias robustas, perfeitas para compartilhar (ou não, sem julgamentos!). Agora, aquela dica de vó que ninguém te conta: se quiser um bolo ainda mais úmido, adicione 1 colher de sopa de amido de milho à farinha. E para quem gosta de um sabor mais intenso de cenoura, pode colocar 1/2 cenoura extra – só tome cuidado para não exagerar, pois excesso deixa o bolo pesado.
Ah, e não esqueça da cobertura! A tradicional leva 1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de cacau em pó, 1 xícara de açúcar e 4 colheres de sopa de leite. Misture tudo na panela e mexa até levantar fervura. Despeje quente sobre o bolo já frio. Se não resistir e quiser comer quente mesmo, tudo bem, só não conte para a vó!
Você pode inovar usando especiarias como canela ou um toque de noz-moscada na massa, ou até incrementando com gotas de chocolate. Mas, se quiser manter a tradição, siga o básico e prepare-se para receber elogios.
Agora que você já sabe o caminho para um bolo de cenoura fofinho, compartilhe suas aventuras culinárias com a galera e não esqueça de colocar aquela playlist animada para embalar o preparo – afinal, cozinhar ao som das suas músicas favoritas deixa tudo muito mais gostoso! Ah, falando em música, já conhece o Soundz (https://soundz.com.br)? Plataforma de streaming de música grátis, onde você escuta músicas, cria playlists e ainda se informa com uma revista digital cheia de assuntos diversos. Vai lá conferir e deixe sua vida (e seu bolo!) mais leve e divertida!