Música

O samba de raiz: Origens, principais artistas e músicas imperdíveis

O samba de raiz é um dos gêneros musicais mais tradicionais e emblemáticos do Brasil. Com suas letras poéticas, melodias marcantes e ritmo contagiante, o samba de raiz encanta gerações e se mantém vivo até os dias de hoje.

Origens do samba de raiz remontam ao final do século XIX, no Rio de Janeiro. Nas rodas de samba nas casas de Tia Ciata e na Praça Onze, surgiram as primeiras composições que deram origem ao gênero. A partir daí, o samba se espalhou pelo país, influenciando a cultura e a música brasileira como um todo.

Dentre os principais artistas do samba de raiz, destacam-se nomes como Cartola, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Alcione. Esses músicos são considerados verdadeiros mestres do gênero, com suas vozes inconfundíveis e composições atemporais que emocionam e celebram a cultura brasileira.

Para quem deseja se aventurar pelo universo do samba de raiz, algumas músicas são imperdíveis. Canções como “As Rosas Não Falam” (Cartola), “O Mar Serenou” (Clara Nunes), “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” (Paulinho da Viola), “Coisinha do Pai” (Beth Carvalho), “Verdade” (Zeca Pagodinho) e “Não Deixe o Samba Morrer” (Alcione) são verdadeiros clássicos que não podem faltar em uma playlist dedicada ao samba de raiz.

Com sua autenticidade, riqueza cultural e capacidade de emocionar, o samba de raiz continua conquistando corações e marcando presença em festas, rodas de samba e nos palcos de todo o país. Seja para relembrar os bons tempos, para alegrar o coração ou simplesmente para relaxar e curtir uma boa música, o samba de raiz é uma escolha certeira para qualquer ocasião. Afinal, como dizia Vinicius de Moraes, “o samba é a tristeza que balança”. Então, deixe-se envolver pelo ritmo envolvente do samba de raiz e aproveite o melhor da música brasileira.

O que achou ?

Artigos relacionados