Existem poucas coisas tão poderosas quanto uma trilha sonora bem feita. Um filme pode ser ótimo, mas sem aquela música marcante, ele pode cair no esquecimento rapidinho. Agora, quando a trilha sonora acerta em cheio, ela gruda na sua memória mais do que chiclete no tênis novo. Pensando nisso, selecionamos as 44 trilhas sonoras mais memoráveis da história do cinema, séries e até videogames, que vão fazer você querer pausar o que está fazendo só para escutar todas de novo.
Começando pelo básico: “Star Wars”. John Williams transformou a abertura do filme em um hino interplanetário. Sério, tente ouvir o tema principal e não se sentir pronto para lutar com sabres de luz. Impossível! E se estamos falando de Williams, não dá para esquecer “Indiana Jones”, “Jurassic Park” e “Harry Potter”. O homem é praticamente uma máquina de criar clássicos instantâneos.
Falando em magia, Hans Zimmer também merece seu espaço. Em “O Rei Leão”, além de Elton John, quem não sentiu aquele frio na barriga com “Circle of Life”? Zimmer também elevou “Interestelar” a outro patamar com seu órgão galáctico (literalmente, a trilha parece que veio de outra dimensão). E não podemos esquecer de “Gladiador”, com a voz etérea de Lisa Gerrard.
Partindo para os anos 70 e 80, “Saturday Night Fever” fez da discoteca uma religião. Bee Gees lançando hit atrás de hit, deixando o planeta inteiro com vontade de dançar. E que tal “Guardiões da Galáxia”, com aquele mix irresistível de clássicos dos anos 70? A seleção musical de Peter Quill é praticamente um curso intensivo de boas vibrações.
“Titanic” não ficou para trás, com aquela flautinha no começo de “My Heart Will Go On”. Admitimos: muita gente ouviu essa música pensando no Leonardo DiCaprio de braços abertos no navio. Outro momento marcante é “Pulp Fiction”, cuja trilha sonora apresentou uma geração inteira ao surf rock de Dick Dale e ao soul de Al Green.
Séries também têm seu espaço garantido. “Stranger Things” ressuscitou o synth dos anos 80 e fez muita gente correr atrás de jaquetas neon. “Game of Thrones”? O tema de abertura já virou ringtone, meme e trilha para tudo quanto é vídeo épico na internet.
Nos videogames, “The Legend of Zelda” e “Final Fantasy VII” marcaram época. O tema do Link é praticamente patrimônio da humanidade, e “One Winged Angel”, com seus corais grandiosos, faz qualquer batalha parecer um duelo entre deuses.
E não dá para esquecer dos musicais: “Grease”, “Mamma Mia!”, “Moulin Rouge!” e “La La Land” são exemplos de trilhas que conquistaram legiões de fãs e garantiram prêmios às pencas. “Frozen” também merece menção honrosa: se você nunca ouviu (ou cantou) “Let It Go”, provavelmente esteve em uma caverna nos últimos dez anos.
Até as animações japonesas têm trilhas inesquecíveis. “A Viagem de Chihiro”, de Joe Hisaishi, é uma obra-prima que transcende barreiras culturais. E “Cowboy Bebop”? Jazz espacial da melhor qualidade – não por acaso, considerada por muitos a melhor trilha de anime de todos os tempos.
A lista poderia seguir por páginas e páginas: “Trainspotting” trazendo Iggy Pop de volta, “Forrest Gump” sendo um passeio por décadas de clássicos, “Rocky” com aquele tema motivacional inconfundível, “Flashdance”, “Footloose”, “Dirty Dancing” e tantos outros que fizeram (e ainda fazem) todo mundo levantar do sofá.
O que todas essas trilhas têm em comum? Elas não apenas acompanham a ação, mas viram protagonistas das nossas lembranças. Se hoje você ouve “Eye of the Tiger” e sente vontade de subir uma escadaria correndo, agradeça à magia do cinema e às trilhas sonoras imortais.
E se bateu saudade de alguma dessas músicas, ou ficou curioso para ouvir as que ainda não conhece, vem para o Soundz (https://soundz.com.br)! Plataforma de streaming de música grátis, onde você pode escutar suas trilhas sonoras favoritas, criar playlists e, de quebra, ainda conferir uma revista digital completíssima sobre os mais variados assuntos. Aqui a trilha sonora da sua vida está sempre no repeat!
































