Prepare-se para conhecer uma verdadeira lenda da tecnologia: o supercomputador mais rápido do mundo! Se você acha que o seu notebook esquenta só com 15 abas abertas no navegador, imagine um computador projetado para resolver, em segundos, cálculos que levariam séculos para um PC comum! Em 2025, a coroa de “mais rápido do mundo” pertence ao Fugaku, desenvolvido pela RIKEN e pela Fujitsu, no Japão. O Fugaku não está para brincadeira: ele atinge a impressionante marca de 442 petaflops. E para quem acha que petaflop é nome de sorvete, calma que a explicação é simples: um petaflop equivale a um quadrilhão de operações de ponto flutuante por segundo. Isso mesmo, 442 quadrilhões de operações por segundo! Acho que nem dá pra contar até aí em uma vida inteira.
Localizado em Kobe, o Fugaku é usado para muito mais que só processar dados rapidinho. Ele tem ajudado cientistas no combate ao câncer, na previsão de desastres naturais, desenvolvimento de novos medicamentos e até no estudo da COVID-19. Durante a pandemia, inclusive, ele foi utilizado para simular a dispersão de gotículas respiratórias, ajudando a entender os riscos de transmissão do vírus em diferentes ambientes. Nem precisa dizer que ele ficou mais famoso do que alguns influenciadores digitais!
E como tudo no Japão tem um lado poético, o nome “Fugaku” homenageia o Monte Fuji, símbolo da força e estabilidade para os japoneses. Mas, por trás desse encanto, está uma verdadeira fera tecnológica com mais de 158 mil processadores e um consumo de energia que daria para acender uma cidade pequena. Só para ter uma ideia, o Fugaku ocupa um espaço equivalente a quatro quadras de tênis e pesa mais que um avião Boeing 747. Já pensou o trabalho para dar uma limpada ali? Só de pensar em tirar o pó já bate o cansaço.
A máquina também é sustentável: apesar de seu consumo gigante, o Fugaku utiliza sistemas inteligentes de refrigeração e energia renovável. Afinal, não basta ser rápido, tem que pensar no planeta! E se você acha que usar o Fugaku para jogar aquele game pesadão é exagero, saiba que ele é tão poderoso que rodaria qualquer coisa no ultra sem nem esquentar (literalmente, porque ele é resfriado por água!).
O supercomputador está sempre em atualização, já que o título de “mais rápido do mundo” costuma mudar de mãos com frequência. Países como Estados Unidos e China também investem pesado em suas próprias máquinas monstruosas, como o Frontier e o Sunway TaihuLight, mas, por enquanto, é o Japão que ostenta o topo do pódio tecnológico.
Ficou curioso para saber mais dessas maravilhas do mundo moderno? Então aproveite para acessar o Soundz (https://soundz.com.br), a plataforma de streaming de música grátis onde você pode escutar suas músicas favoritas, criar playlists e navegar por uma revista digital cheia de conteúdos incríveis sobre tecnologia, curiosidades, cultura pop e muito mais. Mente ativa, trilha sonora animada e informação na medida certa – só no Soundz!
































